NELSON GAVETTI

Autor – Laurindo Roberto Gutierrez

Nascido (Nércio Gavetti) aos 06/08/1.924 na cidade de Taquaritinga-SP , o irmão NELSON é filho de Victório Gavetti e Dionizia Grandis Gavetti. O pai Victório também foi maçom. Chegou a Londrina no dia 18/02/1.941 junto com os pais, quatro irmãos e uma irmã. É casado com a cunhada Nair e tem três filhas. Em sua cidade natal cursou o primário e o ginásio, e aqui chegando se matriculou na Escola Comercial de Londrina, onde estudou entre 1.943 e 1.945. Seu primeiro emprego foi no escritório de Engenharia e Arquitetura do Dr. Harry Bottmann, onde ocupou o cargo de desenhista entre 1.941 e 1.947. Dois dos mais antigos e históricos prédios de Londrina, o Edificio Autolon e o Edificio São Jorge foram por ele fiscalizados na época da construção, quando Londrina já despontava como cidade progressista.

Sua vida maçônica começou em 18/03/ 1.961, quando foi iniciado na Loja Maçônica Regeneração 3ª, a pioneira das Lojas em nossa cidade. Exalta à mestre em 14/10/ 1.961, logo foi empossado no cargo de Arquiteto e pouco tempo depois foi eleito 1º vigilante. Foi eleito Venerável ( o 16º da história da Loja) para a gestão 1.967/ 1.969, sucedendo o irmão Eládio Yanes Perez. O irmão Nelson Gavetti notabilizou-se por sua atuação profícua e pelo grande amor e espírito de trabalho, e pela dedicação pela união dos irmãos da Loja Regeneração 3ª, naquela época com 22 anos de fundação. Conta que num tempo em que não havia salão social nas Lojas da região, decidiu construir um. Foi uma odisséia, pois ninguém se interessava por tal benfeitoria na maçonaria e teve que aturar chacotas e comentários maldosos. Sua vida na Ordem sempre se pautou pela dedicação extremada, e entre os maçons de seu tempo será sempre reconhecido como homem probo e maçom exemplar, inflexível no cumprimento do dever.

É possuidor de vários diplomas, entre eles : Venerável Mestre de Honra, Maçom Emérito, Maçom Benemérito da Loja Regeneração 3ª , fundador do Supremo Grau 33 do REAA do Paraná, sócio Fundador da Associação do Vale das Acácias, Fundador da Associação dos 33, Diploma de presidente do Ilustre Conselho de Kadosch Norte do Paraná ( agora Job Rodrigues de Moraes) nas gestões 1.975/1.977 e 1.981/1.983. Escreveu um livro contando os 35 anos de história do desse Conselho. Foi delegado do Grão Mestre, para o norte do Paraná, na gestão do ir.´. Enoch Vieira dos Santos. O irmão Enoch foi venerável da Regeneração 3ª. É incontável o número de palestras que fez nas Lojas Maçônicas da região, tendo ainda participado de vários seminários, simpósios, e encontros na maçonaria.

Além da atividade profissional como industrial, foi construtor ao lado do pai Victório, maçom grau 33. Sempre trabalhou pela cidade e foi presidente da COHAB onde construiu 8 conjuntos habitacionais numa época em que casa própria era apenas sonho para as famílias mais pobres. A COHAB de Londrina, foi a primeira do interior do Brasil e o Nelson seu primeiro presidente. Mostrando sua vocação para o trabalho e respeito ao dinheiro público, contratou apenas dois empregados; Luiz Carlos Scandelari e Beluce Bellusci. Sobre a criação da Cohab, conta o ir.´. Nelson B. Pereira, que o prefeito de Londrina, na época o ir.´. Dalton Paranaguá, incumbiu o Nelson de ir ao Rio de Janeiro para conseguir uma Cohab para Londrina. Lá chegando não conseguiu ser atendido, então passou a semana inteira na sala de espera, na esperança de falar com o presidente da Cohab. Sem café, nem almoço, comia um lanche, para não abandonar sua “trincheira”. Os funcionários, impressionados com a tenacidade dele, deram um jeito e ele foi recebido.

Mesmo não tendo curso superior, é um homem culto e atualizado. Proferiu palestras no Colégio Universitário e na Universidade Estadual de Londrina, para os alunos da disciplina de Administração Rural, do curso de Medicina Veterinária. Foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo Ministério da Educação e Cultura, por sua decisiva participação no processo de erradicação do analfabetismo em nosso país. Em 1.968 recebeu diploma outorgado pela Folha de Londrina, quando foi escolhido uma das Dez Personalidades mais destacadas de Londrina. Na juventude presidiu a Ecrel, uma agremiação estudantil de grande importância da época. Cursou a ADESG, é sócio da Academia de Letras Ciências e Artes de Londrina. É vice presidente da Associação de Pacientes Portadores de Esclerose Múltipla de Londrina, membro do conselho fiscal da FEAPPAR – federação dos aposentados e pensionistas do Paraná. No momento está fazendo um trabalho de reestruturação daquela entidade. Em 1.945 foi convocado para o serviço militar, servindo na 2ª Região Militar, no Primeiro Batalhão de carros de combate leves, em Pindamonhangaba-SP. De lá saiu graduado. Atualmente o irmão Nelson Gavetti , continua ativo e goza de ótima saúde. Não se nota nele sinais de desânimo ou cansaço. Continua lendo bastante, aprendendo e ensinando a todos com quem convive.

Londrina, 22 de novembro de 2010.