A história da Pedra Cúbica da Loja, que voltou às suas origens
Autor: Hercule Spoladore
“Esta Pedra que ora estou depositando sobre o Altar do Venerável tem uma história singular”. Não se sabe o ano em que ela foi construída, sabe-se, entretanto, que foi o Irmão Mário Romagnolli que a mandou esculpir. Sabe-se também que ela já estava no Templo muito antes de 1965. Ela pesa vinte e oito quilos e tem vinte e um centímetros cúbicos. É um monobloco de granito natural – Verde-Ubatuba – o Funcionário que a esculpiu na antiga Marmoraria Romagnolli, situada ao lado do nosso Templo, chama-se Antenor Balbino, canteiro de profissão, o melhor que Londrina já teve, segundo o Irmão Nelson Romagnolli, ainda vive e reside em São Paulo. Foi ele mesmo que fez a gravação das letras na Pedra.
Trata-se de um poliedro de seis lados, mais conhecido como um cubo em cujas faces estão gravadas: Face superior – Gravado Esquadro-Compasso Face anterior: – Ao Gr:. Or:. Estadual Face lateral direita: – 1952 Face lateral esquerda: Paraná Face posterior: Loj Regeneração 3ª Or. Londrina A gravação foi feita muito tempo depois da debastação do granito.
A Sra. Maria da Silva Andrade, funcionária há vinte e três anos do Grande Oriente do Paraná, e também segundo o Irmão Alfredo Damasceno Ferreira ex-Grande Secretário de Administração (ambos laureados no dia 06.08.1988 pela Soberana Assembléia Legislativa, ela com o título de Grande Reconhecimento Maçônico e ele com o titulo de Benemérito da Maçonaria Paranaense) informaram que em 1965, ano em que o Irmão Aristeu dos Santos Ribas assumiu o Grão-Mestrado, ainda sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil, quando foi inaugurado o prédio Acácia sito á Praça Zacarias, 46 onde funcionou a sede do então Grande Oriente do Paraná. Faltava tudo no Templo situado no 2º andar. Atualmente após a cisão de 1973 este espaço é ocupado pelo novo Grande Oriente Estadual fundado em 1974.
Então, Aristeu tomou “emprestada” a Pedra da Loja Regeneração 3ª. Não sabemos quais foram as negociações com então Venerável da época, se isto foi decidido em Loja, em Diretoria ou só pelo Venerável, mas o fato é que a nossa Pedra foi parar na sede do GOP. Nada consta em atas. O Irmão Aristeu há muito que não pertencia mais a Regeneração 3ª. Se fosse uma doação teria que ser feita pela Loja Londrina, Loja à qual pertencia nesta época o Irmão Aristeu.
A Sra. Maria referia que Aristeu sempre dizia: “Sobre esta Pedra eu inaugurei o GOP”. A Sra. Maria e o Irmão Damasceno eram unanimes em afirmar que o Irmão Aristeu foi um dos melhores Grão-Mestres que GOP já teve.
Ele era organizado, circunspecto, porem místico ao extremo. Costumava se concentrar antes de qualquer decisão, e com freqüência incensava o gabinete. O tempo passa as pessoas também, e lá estava a nossa Pedra Cubica “emprestada” tranqüila para nunca mais voltar à sua verdadeira Casa.
Na gestão de Irmão João Laercio Gagliardi Fernandes como Grão-Mestre, entre os Grandes Conselheiros do GOP estávamos Eu, o João Borba o Luiz Carlos Leme Franco e o Francisco de Assis Carvalho. Num dia de reunião do Grande Conselho num dos intervalos, o Borba e o Luiz Carlos quase que simultaneamente me disseram: “Porque você não leva de volta esta Pedra para a nossa Loja”.
Eu falei com o Grão-Mestre João Laercio e ele me disse que seria possível desde que eu desse outra igual no seu lugar, com o compromisso de ser uma réplica perfeita. Esta conversa aconteceu na sede atual do Grande Oriente do Paraná localizada na Rua Comendador de Macedo – Edifício Helo Center- 8º andar. Bem ai começou a minha odisséia para trazê-la de volta. Tive que medir a Pedra, fazer desenhos, copiar direitinho as gravações para mandar esculpir uma réplica. Procurei o nosso Irmão Nelson Romagnolli da Marmoraria Roma, levei as medidas, as palavras escritas em cada face do poliedro. Ele a fez de granitina. Ficou bonita. Quando eu me dispunha a leva-la a Curitiba e fazer a troca, por causa da umidade em decorrência de excesso de chuvas na ocasião, a Pedra “embolorou” ficou repleta de fungos. O Irmão Nelson teve que refazê-la.
O tempo estava se esgotando, pois a gestão do Irmão João Laercio estava se findando. Neste Ínterim, outro aliado apareceu, o Irmão Swami Soeiro, Grande Secretário de Administração, meu Grande Amigo que foi cúmplice neste resgate.
Bem, nos últimos dias da gestão do Irmão João Laércio, por motivos particulares foi substituído pelo Irmão Gastão Felizardo, grão-mestre Adjunto o qual jamais deve ter imaginado deste nosso “complô” para o retorno da Pedra à Loja Regeneração 3ª sua verdadeira dona.
Meu filho Angelo que estudava em Curitiba levou ao Grande Oriente a Pedra de granitina e o Irmão Swami entregou a nossa. Imaginem se algum irmão daqueles que gostam de armar encrencas tivesse visto? Até hoje o Angelo reclama até hoje do peso da dita Pedra ( vinte e oito quilos)
E a nossa Pedra está resgatada, ficou comigo desde 1986 a espera de uma oportunidade de poder entregá-la a sua verdadeira dona, o que faço agora oficialmente. “Hercule Spoladore 19.08.1988”
Meu Irmão quando você ver qualquer objeto, fotografias ou qualquer símbolo dentro de nosso Templo, procure enxerga-lo melhor, procure saber de seus antecedentes, nossa Loja já tem quase sessenta anos de existência e tudo que está lá dentro tem a sua história, e também a sua razão de ser. Para se ter um futuro auspicioso é necessário conhecer o seu passado…
Londrina, 05/04/2004 Hercule
P. S.:
O Angelo, hoje irmão nosso, para trazer a Pedra até seu quarto de estudante e aguardar que eu fosse buscá-la teve a ajuda de seu colega de Faculdade de Geociências, hoje residente em Ponta Grossa e também iniciado recentemente na Maçonaria, o Irmão Amin Katbeth. O Irmão Amin me confidenciou há poucos dias que foi difícil trazer a Pedra até o quarto do Ângelo. Pesava muito.
Hercule Dia 14/03/2011