ENOCH VIEIRA DOS SANTOS

Autor: Hercule Spoladore – Loja de Pesquisas Maçônicas “Brasil”

Nascido em Paraguaçu Paulista no dia 07 de Novembro de 1925, filho de Carlos dos Santos e Dona Ruth Vieira dos Santos. Casado com dona Hedi Vieira dos Santos, tendo um filho o Engenheiro Civil Francisco Carlos Vieira dos Santos, o qual é casado com a Sra. Vânia Barros Sachetim dos Santos com a qual teve três filhas Danielle Aline e Carla. Os pais de Enoch chegaram a Cambé, vindos de Paraguaçu em 1938, portanto pioneiros legítimos.

Enoch fez seu curso secundário em Piracicaba, no Colégio Piracicabano e posteriormente graduou-se em Engenharia Elétrica e Civil pela Universidade Mackenzie, São Paulo em 1952 chegando a Londrina após a formatura.

Logo no inicio de sua carreira, no ano de 1953 foi professor de Matemática no Colégio Londrinense-Instituto Filadélfia de Londrina.

Futuramente faria parte do Corpo Docente da Universidade Estadual de Londrina como catedrático da Cadeira de Cartografia e professor no Curso de Engenharia.

Foi Fiscal da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Cambé e Fiscal do setor de obras do Banco do Estado do Paraná.

Também foi um dos fundadores do Clube de Engenharia de Londrina.

Aqui em Londrina a sua atividade principal foi na área da construção civil, se destacando, empregando técnicas modernas e com uma atividade muito intensa de tal forma que a cidade hoje conta com inúmeros prédios construídos pela sua empresa.

A sua Firma de Engenharia primeiramente levou o seu nome, depois a sucessora com nome de Fevisa Construtora e Incorporadora Ltda.

Participou da execução de grandes construções em Londrina e em todo o Paraná, tais como o Hospital Evangélico de Londrina, Instituto Filadélfia de Londrina, Colossinho do Instituto Filadélfia de Londrina, Maracajú Veículos, Cervejaria Skol de Londrina, Companhia Cacique de Café Solúvel, Mesquita Rei Faisssal (1975), Braswey Indústria e Comércio de Cambé, alem de inúmeras casas residenciais.

Acrescentou também em seu currículo a construção de uma série Edifícios em Mato Grosso do Sul e Paraná. Foi dono de uma Firma na década de 70/80 em Mato Grosso do Sul, a Santa Clara Construtora e Incorporadora Ltda. através da qual lançou na cidade de Campo Grande e região cerca de 100 edifícios colocados à venda, alem de construir outras obras comerciais e industriais para empresas particulares.

Em Londrina, fundou outra Firma a Santa Clara Indústria e Comércio de Impermeabilizantes e ainda representou em nossa cidade Swepco firma congênere estabelecida no Texas EUA.

Foi empreendor de dois loteamentos urbanos um em Cambé com o nome de Jardim Rivera e outro em Londrina com nome de Jardim Hedi, em homenagem à sua esposa. Paralelamente às suas atividades profissionais dedicou-se ás causas religiosas, comunitárias e filantrópicas sendo marcantes sua participação e atuação na Igreja Presbiteriana, Sociedade Evangélica Beneficente Hospital Evangélico Lions Club e Maçonaria.

Foi durante várias décadas Presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Londrina, mantenedora do Hospital Evangélico e do Instituto Filadélfia, mantenedor do Colégio Londrinense e do Cesulon, tendo sido Presidente das duas Instituições. Nestas suas gestões o patrimônio destas, aumentou muito.

Ingressou no Lions Club de Londrina-Centro em Junho de 1967, onde foi Presidente em 1968/69, Presidente de Divisão em 1969/70, Assessor de Compreensão, Cooperação Internacional e Convenção, todas à nível estadual sempre com freqüência 100%. Foi eleito Governador de Lions do Distrito L-21 durante o ano 1977/78, eleito na cidade de Maringá em 27 de março de 1977 e empossado na cidade de New Orleans nos Estados Unidos administrando nesta gestão cerca de mais de cinqüenta clubes do Distrito. Foi Vice Presidente do Conselho Nacional de Governadores no ano 1987/88, sendo eleito na cidade de Recife em 23/05/1987. Ocupou por diversas vezes a Direção Geral de Convenções e com indicações para Delegado. Fez muitas palestras sobre o leonismo e atuou muitas vezes como Mestre de Cerimônia em Convenções nacionais e internacionais.

Foi Vereador Suplente que assumiu esporadicamente o cargo nas gestões 1955/59 e 1959/63.

Existe na cidade, uma rua com o nome de Enoch Vieira dos Santos nas Moradias Cabo Frio.

VIDA MAÇÔNICA

Iniciado na Loja Regeneração 3ª em 15.06.1957, num sábado, onde ocupou vários cargos tais como Arquiteto, Orador, Secretário e Venerável ano 1962/63. Deputado Estadual na Soberana Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Paraná 1965/66. Atherzata (Presidente) do Capítulo. Regeneração 3ª.

Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná de 1970/75 e reeleito para o período de 1975/80. Foi o Grão-Mestre que maior tempo esteve no Grão-Mestrado em toda a história do GOP.

Emérito e Benfeitor da Loja Regeneração 3ª por votação em 02.04.1976 e ratificado em 12.08.83, títulos que recebeu nesta Loja em 02.09.1983. Benemérito da Maçonaria Paranaense titulo votado pelo Grande Conselho Estadual em 06.09.1980, registrado no GOP em 13.08.1981, Lei 4183 e entregue pelo Grão-Mestre da época José Laércio Gagliardi Fernandes. No dia 21.04.1985 foi-lhe entregue pela Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Paraná a maior homenagem que o Grande Oriente confere a um de seus membros, o titulo de Grande Benemérito da Maçonaria Paranaense.

Em 1973, Enoch Vieira dos Santos com mais 10 Grão-Mestres, no Hotel Ambassador Rio de Janeiro lançam a candidatura do Irmão Athos Vieira de Andrade (Minas Gerais) para Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil. Como houve fraude eleitoral e o candidato do grupo apesar de ter ganhado a eleição foi prejudicado, então, 12 Grão-Mestres representando seus respectivos Grandes Orientes por estas e por outras razões fundam, em 04.08.1973 o Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, depois a Instituição, a partir de 06.04.1991 após reunião realizada em Brasília reformou seus estatutos e passou a ser denominada Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) Esta nova Obediência maçônica ocorreu em função de uma cisão no seio do Grande Oriente do Brasil, na qual o Enoch foi um dos lideres, tendo sido posteriormente seu 5º Presidente em 1977/1978, após ocupar os cargos de Tesoureiro por duas vezes e Vice Presidente.

Ainda em 31.10.1973 o irmão Enoch como Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, assinou um “Convênio de Reconhecimento e Amizade” com o Supremo Conselho do Rio Grande do Sul (fundado em 14.10.1893), para que esta Entidade desse assistência aos graus superiores aos Irmãos do Grande Oriente do Paraná após a cisão. Esta situação perdurou até 08.02.1981 quando o através de Irmãos ligados ao Grande Oriente do Paraná foi fundado um Supremo Conselho do Grau 33 do Paraná com o qual mantém um tratado de Amizade. Um grupo de maçons de Cambé fundou uma Loja com o nome de Loja Maçônica “Enoch Vieira dos Santos”, no dia 11.08.2000. Consta como fundadores os Irmãos Renato de Oliveira Costa (Venerável), Nelson de Mello, José Buzato, Antônio Roberto Delgado, Benicio da Silva, Evaristo Joaquim Silva, Bento Bernardo André e Ademir Margonar. Esta Loja foi posteriormente transferida para Londrina no Rito Brasileiro.

E pasmem. Um grupo de Irmãos da Loja quer trocar o nome da mesma. Se lerem a biografia do Irmão Enoch, pensarão duas vezes na provável injustiça que irão cometer. O filho Francisco Carlos do Irmão Enoch, é nosso Irmão na Loja Regeneração 3ª de Londrina.

O Pai e Sogro do Irmão Enoch Vieira dos Santos foram maçons e foram iniciados na Loja Regeneração 3ª. O Irmão Carlos dos Santos (Pai) residente em Cambé onde foi Agente do Correio foi iniciado no dia 03/12/1949 tendo posteriormente transferido sua residência para São Paulo onde trabalhou durante muitos anos como Chefe de Almoxarifado da Universidade Mackenzie onde foi aposentado aos 82 anos de idade e o Irmão Francisco Paula Vieira (Sogro) também residente inicialmente em Cambé onde foi delegado, vereador residindo depois em Londrina, onde trabalhou no ramo de construções, foi também professor no Seminário Bíblico de Londrina. Foi iniciado na Regeneração 3ª em 06.11.1948. Ambos foram iniciados neste Templo, pois o mesmo foi inaugurado em 18 de maio de 1948.

Os Irmãos Hiro Vieira, Fausto Moreira Campos Pepe, Daniel Gonçalves e Vicente Bocutti, foram iniciados juntamente com o irmão Francisco Paula Vieira no dia 06.11.1948.

Os Irmão Braz Maimone foi iniciado juntamente com o Irmão Carlos dos Santos no dia 03.12.1949.

Os Irmãos Demas Ferreira Amâncio, Thomaz Newton Clinkscales e Mário Lubrani foram iniciados juntamente com o Irmão Enoch Vieira dos Santos no dia 15.06.57.

ADENDO

Biografia lida em Sessão Branca da Loja Regeneração 3ª, realizada em homenagem ao Irmão Enoch Vieira dos Santos e à sua Família, quando da doação de duas fotografias emolduradas dos Membros da Diretoria da COMAB, pela Família do Irmão Enoch a primeira participando de um evento da Obediência realizado em NATAL no dia 05.07.77, por ocasião do VIIIª Reunião do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira época essa em que o Irmão Enoch foi Presidente daquela Entidade, e outra em que ele participou, do IIº Congresso do Colégio realizada em Fortaleza entre 29.06. e 30.06.1974 com a presença de autoridades civis. Entre as autoridades estava presente o Dr. Cesar Cals, então Governador do Ceará. Igualmente hoje na galeria histórica de fotografias da Loja o Irmão Enoch Vieira dos Santos será homenageado quando, será descerrado o pano pela sua esposa Sra Hedy dos Vieira dos Santos na ante-sala do Templo, a foto da VIIIIª reunião da Comab quando o Irmão Enoch foi seu Presidente será descerrada pelo seu filho o Dr. Francisco Carlos dos Santos e a outra foto do IIº Congreso realizado em Fortaleza pela sua nora Sra.Vania Sachetin dos Santos num local onde já estão outras fotos que fazem parte do acervo histórico da Loja Regeneração 3ª.

FUNDADORES DA COMAB

Em 04.08.1973, por convocação do Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, Athos Vieira da Andrade, reuniram-se em Belo Horizonte o Grão-Mestre Danilo José Fernandes do Grande Oriente de São Paulo, o Grão-Mestre Osmar Maria Diógenes do Grande Oriente do Ceará, o Grão-Mestre Salatiél de Vasconcelos Silva do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, Grão-Mestre Celso Clarimundo da Fonseca do Grande Oriente do Distrito Federal, Grão-Mestre Nilson Constantino do Grande Oriente de Mato Grosso, Enoch Vieira dos Santos do Grande Oriente do Paraná, Grão-Mestre Miguel Khristakis do Grande Oriente de Santa Catarina, Grão-Mestre Luiz Alberto de Alcântara Velho Barreto do Grande Oriente de Pernambuco, Grão-Mestre Afonso Augusto de Morais do Grande Oriente do Maranhão, Frederico Renato Mottola do Rio Grande do Sul, e o Grão-Mestre Ivan Neiva Neves do Grande Oriente do Espírito Santo, fundando o COLÉGIO DE GRÃO MESTRES DA MAÇONARIA BRASILEIRA, que posteriormente em 06.04.1991 o nome foi alterado para CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB).

Atualmente a COMAB conta com 15 Grandes Orientes.