EDUARDO GARCIA DIAZ

Autor: Hercule Spoladore

O Irmão que aglutinou outros Irmãos que viviam na então pequena, mas crescente, exuberante e mágica Londrina e que realmente mais se empenhou para que fosse fundada a primeira Loja maçônica na cidade foi o espanhol Eduardo Garcia Diaz, nascido Pontevedra, Espanha imigrando para o Brasil em l925 iniciado na Loja “Fraternidade Paranaense” de Curitiba em 13.02.1940.

Garcia Diaz tinha naquela cidade uma firma de construção que era especializada em infraestrutura de pavimentação de ruas, galerias pluviais etc. foi contratado pelo então prefeito de Londrina Miguel Balbino Blasi, (29.07.1941 23.10.1943) para iniciar a pavimentação da Avenida Paraná já que até l942 a cidade não era calçada e também para construir o Altar da Pátria e a Praça Marechal Floriano. Até aquela época a cidade vivia ao sabor do barro pegajoso e grudento quando chovia, e do pó cor de ouro que cobria como que a protegendo, quando em períodos de estiagem. Ele chegou a Londrina no final de l941

Uma vez em Londrina, Garcia Diaz, procurou conhecer a pequena cidade e as pessoas que a habitavam. Soube que o ponto de encontro habitual dos pioneiros era às tardes, em frente ao “Ponto das Jardineiras “(Estação Rodoviária Heim Garcia) que estava localizado justamente no angulo da Praça Willie Davids, bem no seu inicio como quem vai no sentido da Avenida Paraná para a Avenida Celso Garcia Cid. O local exato é bem em frente ao prédio da Drogasil que teve terminada sua construção em 1952, num local onde existiu um prédio de três andares chamado Edifício “Regina” construído em l943, e onde estava construído anteriormente o histórico, o famoso “Bar do Ponto” que também foi demolido Esta rodoviária foi a segunda a ser construída na cidade. A primeira construída em l934 ficava localizada onde hoje é o Banco Mercantil e Industrial de São Paulo.

Procurando encontrar amigos e fazer novas amizades, e tentando-se identificar como Irmão, Garcia encontrou neste lugar o maçom italiano Alexandre Santoro, gerente da Empresa de Ônibus Heim Garcia. Os ônibus nesta época eram chamados de jardineiras. Ficou sabendo que neste local, quase todas as tardes vários maçons se reuniam para conversar. Um poeta que passou por Londrina escreveu “Londrina, terra de sonhos, chão de encontros” vaticinando assim uma nova agremiação que iria surgir a partir daqueles encontros. Garcia era o mais entusiasta e seria ele que sugeriria ao grupo que fundassem uma Loja. Voltou para Curitiba e retornou em 1942 e já no dia 05.01firmava contrato com a Prefeitura. A partir daí a amizade entre os componentes do grupo foi se acentuando, porem não era nada fácil, pois alem de se trabalhar muito em uma cidade que tudo se estava por se realizar, houve ainda uma verdadeira catástrofe com a pior geada que já assolou a região ocorrida em l6. 06.l942.

Mas de qualquer forma começou-se a pensar em se fundar uma Loja, cuja idéia foi se tornando aos poucos uma realidade. Outros maçons foram chegando. No dia 01.09.1943 nos Escritórios do Garcia Diaz, sito no Edifício Regina à Rua Maranhão, 590 1º andar sala 05, em cuja porta havia um símbolo gravado, um Compasso-Esquadro entrelaçados, nove Irmãos, a saber: Fioravante Tamarozzi, grau 03, iniciado na Loja “Rio Branco” – Novo Mundo – São Paulo, marceneiro, dono da Marcenaria Tamarozzi, chegado á cidade em 1939; Newton Guimarães, grau a18 Inspetor de Ensino e Chefe do Grupo de Escoteiros iniciado em Antonina na Loja” Estrela de Antonina”, chegado em 1942; Alexandre Santoro, grau l8 iniciado na Loja “Estrela de Ipaussú – Estado de São Paulo, gerente da Empresa de Ônibus Garcia, residia em Londrina desde 1934; Guilherme Ribeiro Soares, contador e Chefe da Tesouraria da Prefeitura, iniciado em São Paulo, morava em Londrina desde l940; Nemesio Apolinário Duarte, grau l8 iniciado na Loja “Fraternidade Lagunense” Laguna – Santa Catarina representante da Companhia de Seguros da Sul América; chegado à cidade em l941; Belmiro Correia de Oliveira, morador na cidade desde l934, grau 03 iniciado na Loja” Caminhos do Dever” em São Sebastião da Grama- Estado de São Paulo, dono da Tipografia “Oliveira” Evandro Machado S. Thiago, grau 03 iniciado na Loja” Luz e Caridade” de Três Pontes” – Estadas de Minas Gerais, contador, e aqui residia desde 1940 e o Dr. Jonas de Castro Faria, médico famoso cirurgião, fundou em 1942 do Colégio Londrinense, grau 18, iniciado na Loja “Verdadeira Caridade” de Carangola – Estado de Minas Gerais e que chegara a Londrina em Dezembro de l936.

Cada Irmão presente bateu por três vezes simbolicamente com uma maceta, uma espécie de maço de aço em poder da Loja Regeneração 3ª doado pelo Irmão Eduardo Garcia Diaz ¬usado pelos pedreiros de uma têmpera muito especial, que posteriormente Garcia doaria à Loja.

Estavam simplesmente fundando uma Loja, que naquele momento era o embrião da futura Regeneração 3ª e por conseqüência, o inicio da Maçonaria em Londrina.

Elegeram uma Diretoria Provisória que ficou assim composta:

  • Venerável Eduardo Garcia Diaz
  • 1º Vigilante Fioravante Tamarozzi
  • 2º Vigilante Newton Guimarães
  • Secretario Nemezio Apolinario Duarte
  • Orador Jonas de Faria Castro
  • Chanceler Evandro Machado S. Thiago
  • Guarda do Templo Belmiro Correa de Oliveira

Reuniram-se três vezes em Setembro e também três em Outubro, quatro vezes em Novembro e duas em Dezembro. Do dia 15.10.1943 à 10.01.1944 tiveram férias maçônicas.

O Venerável fez uma consulta à sua Loja Mãe, a “Fraternidade Paranaense” de Curitiba se podia funcionar uma loja maçônica em seus escritórios e a resposta veio por carta assinada em 15.12.1943 informando que” a maioria das Lojas foi iniciada em oficinas de carpinteiros, pedreiros, chapeleiros, arquitetos etc. daí o nome de Oficinas” Posteriormente, a Loja “Fraternidade Paranaense” através de carta de 25.01.1944 enviou os primeiros rituais em número de sete para cada grau e dez aventais debitados ao Irmão Garcia.

Nesta época moravam na cidade mais alguns Irmãos, que não se ajuntaram de imediato ao grupo. Caetano Otranto que vivia em Londrina desde l934, italiano iniciado na Itália, e prometeu que só se filiaria quando a Loja estivesse fundada e regularizada e só o fez em 17.07-1945 e o Irmão Vitório Gavetti, iniciado em 1926 na Loja “Libero Badaró” de Taquaritinga – Estado de São Paulo e que tinha chegado à cidade em Fevereiro de l941 só se filiando em 20.07.1948.

O Irmão Aristeu dos Santos Ribas, iniciado na Loja “Dario Velozzo” de Curitiba em 28.01.1942 veio pouco depois, também não quis se juntar ao grupo de imediato, pelo menos naquele momento, pois era Delegado de Polícia e havia perseguição aos estrangeiros italianos, alemães e japoneses e sabia que havia no grupo pelo menos um italiano além de descendentes de italianos e para não causar constrangimento, informou ao Diaz que futuramente poderiam contar com ele.

O ano de 1944 novos maçons vieram se juntar aos membros da Loja que estava em fase de organização. Apareceram mais Irmãos vindos de várias partes do Brasil, a saber: João Paulo Sobrinho, cerealista, grau 18 pertencente à Loja “Perseverança” de Paranaguá; Capitão Manoel Ferreira Gomes, grau l8 pertencente à Loja “Acácia Paranaense” de Curitiba, militar da Junta de Alistamento, alem de veterinário; Major Aparício Arcanjo Correa, grau 03 pertencente à Loja “Acácia Paranaense” Luiz Gonzaga Ruzzi, grau 18 membro da Loja ‘Perseverança” de Paranaguá, mestre marceneiro e que construiu os altares do Venerável e dos Vigilantes bem como os Malhetes que até a presente data a Loja ainda os usa. e que foram doados pelo Irmão Tamarozzi em cuja marcenaria o Irmão Ruzzi trabalhava.

No final de l944 também veio residir em Londrina o Dr.Divonsir Borba Cortes, advogado, grau 03 iniciado na Loja “Dario Velloso” de Curitiba.

Os trabalhos preliminares continuaram a se realizar nos escritórios do Irmão Garcia e a Loja ainda não tinha nome. Infelizmente, uma ata que existiu relatando estas reuniões desapareceu.

Este grupo, mais o Irmão Aristeu dos Santos Ribas que finalmente decidiu se juntar a ele, em 19.01.1945 fundou a primeira Loja da cidade, considerando-se esta data como oficial da fundação.

Como havia desde l941 e também 1944 cisões na Maçonaria brasileira e paranaense, decidiram seus membros que a Loja inicialmente trabalharia sem estar filiada a qualquer Potência. No grupo havia Irmãos pertencentes á Grande Loja do Paraná e também ao Grande Oriente do Brasil.

No dia 23. do mesmo mês, foi decidido o nome da Loja. Deram a incumbência ao Irmão Garcia Diaz, mas este declinou e solicitou ao Irmão mais idoso que o fizesse e este era justamente o Professor Newton Guimarães, que em l94l havia dado o nome a uma Loja em Curitiba de “Regeneração 2ª”, cuja Loja foi uma das três que proporcionaram a fundação da Grande Loja do Paraná em 25.01.1941.

O Professor Newton também escolheu para a Loja de Londrina que estava acabando de ser fundada, o nome de Loja “Regeneração de Londrina”.

Decidiram que as sessões seriam às terças-feiras às vinte horas e quando tivessem um quadro de vinte membros, então se resolveria à qual Potência pertenceriam. O nome de Regeneração 3ª assim está grafado na Carta Constitutiva foi oficializado pelo Grande Oriente do Brasil após a loja ter se decidido e optado á qual pertencer ao Grande Oriente do Brasil